Análise e Exploração de AVA

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Análise e Exploração 
1. PLATAFORMAS LMS (Learning Management Systems)
·  Moodle
O Moodle é uma excelente plataforma LMS, sendo a mais conhecida e uma das mais utilizadas, quer em instituições de ensino superior como em empresas de formação. Através desta plataforma é possível criar cursos online e disponibilizar conteúdos aos formandos. Mas o Moodle apresenta muitas outras potencialidades. Para os professores, formadores e gestores de formação é sem dúvida uma ótima opção para disponibilizar conteúdos, gerir cursos/disciplinas, analisar a informação acerca da utilização dos recursos/conteúdos disponibilidades, realizar avaliações de desemprenho dos alunos, gerir acesso dos alunos, além de permitir rastrear toda a atividade do aluno na plataforma.
Na minha opinião uma das grandes mais-valias é já incluir, dentro da mesma plataforma, ferramentas como chats, fóruns, wikis, questionários, entre outras. Estas funcionalidades promovem uma pedagogia social, que se materializa na contribuição para a cooperação, colaboração e partilha em torno da realização de atividades e na reflexão crítica por parte dos alunos.
Uma das limitações da plataforma Moodle é, na minha opinião, não ser muito intuitiva de trabalhar e configurar. Apesar de ser uma plataforma muito completa, com inúmeras funcionalidades e recursos, nem sempre é fácil de utilizar pelas imensas variáveis que é preciso ter em conta para que os recursos funcionem devidamente.
Acho que muitos professores, sem grandes competências tecnológicas terão algumas dificuldades em iniciar o seu trabalho no Moodle sem uma ajuda mais profissional. Talvez por isso existam muitos cursos dedicados à temática do Moodel direcionados para os profissionais da educação.
Existem muitos casos em que o Moodel é utilizado apenas para a disponibilização de conteúdos e recursos didáticos, o que fica muito aquém em relação às suas reais possibilidades/potencialidades. Isto, em grande parte, relaciona-se pela impreparação de alguns professores para utilização mais correta desta plataforma e justificaria a adoção de outra plataforma ou a ponderação por outro tipo plataforma, que não uma com características de LMS.
O facto de Moodle consistir num software que deve ser alojado num servidor Web obriga a conhecimentos técnicos específicos, além de um servidor para o alojamento. Talvez por isso seja muito utilizado em instituições, empresas e outros tipos de organizações que possuem meios humanos, técnicos e logísticos devidamente preparados.
Nome: Moodle
Idioma: vários (incluindo o Português)
Tipo: software para instalar num servidor web
Preço: Gratuito
A minha classificação: ö ö ö ö ² (4/5)
·  Lore
Esta plataforma também é do tipo LMS que evoluiu de um outro serviço idêntico denominado de CourseKit. Apresenta muitas características de uma rede social educacional, sendo, segundo os promotores, o seu objetivo contribuir para alterar a forma como professores e alunos interagem.
No essencial, o Lore incorpora influências (funcionalidades e potencialidades) de outras plataformas de vários tipos, como Edmodo, Blackboard, Facebook, Twitter e Google+, entre outras.
Acho que a sua utilização é centrada no professor, porque para se criar um registo, o Lore começa por pedir a identificação deste para se possa construir um curso. Se por um lado este facto é um facilitador, simplificando e acelerando todo o processo de criação de um curso, por outro lado, na minha opinião, torna-o pouco flexível e tira-lhe algum poder para outro tipo de utilizações.
O ambiente de trabalho é simples e de fácil utilização. No entanto, obriga o utilizador a seguir determinados caminhos/passos para obter os resultados desejados, o que considero ser pouco flexível.
Esta plataforma também, permite que os alunos, depois serem convidados pelos professores para os cursos, interajam com os conteúdos publicados, atividades, perguntas, fóruns, avaliações, etc. Recentemente têm sido adicionados novos recursos como livros online, canais para os alunos fazerem perguntas, páginas de perfis com informações detalhadas sobre os interesses/motivações dos alunos.
Nome: Lore
Site: www.lore.com
Idioma: Inglês
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ö ² (4/5)
·  Schology
Trata-se uma plataforma do tipo LMS criada recentemente, baseada no conceito das redes sociais. Incorpora muitos recursos e disponibiliza funcionalidades de gestão e criação grupos de alunos, testes e avaliações, publicação de documentos, fotos e links.
Em termos de interações, inclui ferramentas que permitem comunicar diretamente com grupos específicos de forma síncrona e assíncrona.
Achei a utilização do Schology muito simples e intuitiva, com a vantagem o seu ambiente ter muitas semelhanças com o do Facebook, incluído a utilização de muitos elementos com a cor azul. Isto permite que os alunos se sintam mais confortáveis e familiarizados contribuindo para a sua motivação e promovendo as interações entre pares.
Como plataforma LMS considero que o Schology apresenta poucas caracteristicas para gerir cursos, acessos dos alunos, além de não permitir uma análise detalha a toda a atividade do aluno na plataforma.
Nome: Schoology
Idioma: Inglês e outras (não inclui o Português)
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ² ² (3/5)
·  GoogleSites
O Google sites é o serviço gratuito da Google que permite criar websites simples, sem que seja necessário que o utilizador tenha muitos conhecimentos técnicos.
Segundo a minha perceção, este serviço não é, por si só, um LMS visto que não permite fazer a gestão e administração do processo de ensino, como a gestão de cursos, acessos, avaliações, interações, entre outras características próprias de um LMS.
Considero o Google sites como uma ferramenta para criar ambientes de aprendizagem baseados na agregação de conteúdos, como um blogue, ou qualquer outro serviço que permita criar websites, o que não é suficiente para o considerar um LMS.
No entanto, permite a integração de outras aplicações e recursos, muito deles da própria Google, permitindo implementar muitas das características de um LMS, mas não é possível integrar funcionalidades que possibilitam analisar tudo o que um aluno faz num ambiente de aprendizagem criado no Google sites.
Sou utilizador do Google sites há muitos anos, tanto para publicar conteúdos pessoais como profissionais, e este serviço tem-se mantido, no essencial, na mesma. Nunca constatei grandes evoluções e melhoramentos quanto à usabilidade e características técnicas. Configurar um website criado no Google sites é um “quebra-cabeças” e nunca podemos fazer o que realmente queremos, o que não é nada flexível.
Se, há alguns anos, era um boa forma de publicar conteúdos, atualmente a concorrência já apresenta ferramentas melhores em tudo e mais fáceis de utilizar.
Também não o considero fácil e prático de trabalhar, nem de adicionar outras aplicações/ferramentas, de forma a permitir a construção de um bom ambiente de aprendizagem, quer do ponto de vista dos “alunos” como do “professor”.
A melhor forma de fazer esta integração de aplicações/ferramentas externas é através de inclusão de código de programação, o que não é acessível para todos. Mesmo nos casos dos utilizadores com conhecimentos talvez, muitas vezes, preferiram utilizar outros serviços que têm evoluído muito nos últimos tempos, como é o caso do Wordpress ou o blogger.
Nome: Google Sites
Site: www.sites.google.com
Idioma: Português
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ² ² ² ² (1/5)
·  LearnDasch
O Learndash éum software do tipo LMS, que funciona como um plugin (pequeno programa que se adiciona a outro ou a website/blog para o completar e lhe dar mais funcionalidades) para ser adicionado a um website/blog criado no Wordpress.
Isto implica que, para utilizar o Learndash, seja necessário estar familiarizado com o trabalho com o Wordpess, nomeadamente na versão wordpess.org, e requer conhecimentos técnicos que não estão ao alcance de muitos utilizadores. Tudo isto reduz em muito as hipóteses de utilização desta plataforma.
No entanto, de entre todas plataformas existentes para integrar em ambientes de aprendizagem criados no Wordpess, o Learndash é o mais poderoso, completo e personalizável.
Nome: Learndash
Idioma: Inglês
Tipo: sofware/Plugin que se integra em websites criados no Wordpress
Preço: pago
A minha classificação: ö ö ö ² ² (3/5)

2. PLATAFORMAS DE SOCIAL LEARNING:
·  Ellg
Elgg é um software de código aberto para criar ambientes de aprendizagem segundo os conceitos das redes socias. Permite criar blogues, fóruns, e-portefólios e espaços de partilha de conteúdos, de documentos e outro tipo de recursos.
O mais interessante é que todo conteúdo colocado pelos utilizadores do Ellg pode ser controlado pelos próprios, segundo as restrições de acesso definidas pelos mesmos, além de que tudo pode ser catalogado por palavras-chave e hashtags.
Incorpora, também um conjunto significativo de ferramentas características da Web 2.0, como blogues, wikis, conteúdos multimédia, etc. É essencialmente uma ferramenta que permite criar e gerir um PLE (Personal Learning Environments).
Nome: Elgg
Site: www.elgg.org
Idioma: Inglês
Tipo: software para instalar num servidor
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ö ² (4/5)
·  Edmodo
O Edmodo permite criar um espaço com as características de uma rede social onde professores e alunos podem partilhar conteúdos e aplicações educacionais.
É uma ferramenta que procura conjugar as novas tendências das tecnologias, como utilização das redes sociais para partilhar e pesquisar conteúdos, com as necessidades da educação.
Acho esta plataforma, em termos visuais e de utilização, muito semelhante ao Facebook o que contribui para que os utilizadores se sintam mais motivados para a utilizarem.
Parece-me que a grande mais-valia que o Edmodo trás para a educação é permitir criar uma rede social segura para escolas, onde os professores podem gerir ambientes, restritos e controlados, nos quais interajam com os seus alunos, e os alunos com os seus pares, possibilitando-lhes todo o tipo de partilhas em prol aprendizagem.
Nome: Edmodo
Idioma: vários (incluindo o Português)
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ö ² (4/5)
·  Drupal
O Drupal é vulgarmente definido como um software que permite criar espaços para publicação de conteúdos. Permite que os utilizadores criem websites e blogues sem ser necessário possuírem muitos conhecimentos técnicos, possibilitando ainda integração de diversas aplicações de modo a completar os conteúdos pulicados.
Um espaço criado no Drubal, pode assumir características de uma rede social com a integração de uma série de recursos próprios das redes sociais que são disponibilizados.
Nome: Drupal
Idioma: Inglês (existe um versão em Português)
Tipo: software para instalar
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ² ² (3/5)
·  BudyPress
O BuddyPress é um software para criar redes sociais integradas em websites.
Trata-se de um software de código-aberto, do tipo plugin, que pode ser instalado e, websites realizados no Wordpress, na versão wordpress.org, com o objetivo de os transformar em plataformas de redes sociais.
É muito utilizado para permitir escolas, empresas e outras organizações/instituições criarem comunidades virtuais, restritas ou públicas.
Pelo que me apercebi, tecnicamente, o Buddypress é composto por uma série de plugins com características sociais, que podem ser adicionados e configurados conforme as funcionalidades que se deseja implementar.
Embora seja simples de instalar e configurar, na verdade, requer que os utilizadores possuam alguns conhecimentos técnicos além de prática na criação de websites no Wordpress.
Nome: Buddypress
Idioma: Inglês
Tipo: software/plugin para integrar em websites criados no Wordpress
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ² ² (3/5)
·  Spruz
É um serviço que permite a criação de websites totalmente online, incluindo alojamento, sem que os utilizadores tenham qualquer conhecimentos técnicos.
Com o Spruz podemos também criar e gerir a nossa própria rede social, integrando apenas as pessoas que desejemos. Temos ainda a possibilidade de criar espaços para partilhar fotos, documentos, vídeos e outros conteúdos.
A plataforma disponibiliza muitos recursos para serem adicionados, como blogues, fóruns, discussões, galerias, calendários, e muito outros, quase todos gratuitos.
Nome: Spruz
Idioma: Inglês
Tipo: online
Preço: gratuito (existe planos pagos com mais funcionalidades)
A minha classificação: ö ö ² ² ² (3/5)
·  Groups
O conceito de grupo é utilizado há muito na internet para definir espaços onde os utilizadores podem registar-se e interagir à volta de discussões/debates, moderados ou não, sobre determinadas temáticas.
Na educação os grupos ganharam entusiastas dentro das plataformas LMS, porque eram os espaços ideais para professores e alunos interagirem assincronamente - os fóruns.
Com o surgimento da na web 2.0, sugiram inúmeros serviços que permitiam a quaisquer utilizadores criar e gerir grupos de discussão, tornando-os muito populares.
Com a emergência das metodologias sócio-construtivistas os grupos passaram a ser utilizados como uma fermenta que possibilitava implementar determinados tipos de espaços para se realizar interações, até então realizados em plataforma LMS.
A vantagem é que os vários serviços de grupos não implicam estruturas complexas e fortemente estruturadas, sendo simples e acessíveis a qualquer tipo de utilizadores.
Assim, temos a possibilidade de construir espaços, mais ou menos restritos, quanto à acessibilidade – conforme as necessidades, para os utilizadores interagirem e partilharem reflexões e atividades, permitindo a construção colaborativa do conhecimento.
Neste sentido os grupos são uma poderoso ferramenta que a web 2.0 disponibilizada à educação e em particular à aprendizagem.
Alguns exemplos de serviços de Groups:
Nomes: Google Groups, Facebook Groups, Yahoo groups
Idioma: vários (o Inglês predomina)
Tipo: online
Preço: gratuitos
A minha classificação geral: ö ö ö ² ² (3/5)

3. INDIVIDUAIS:
·  Social Bookmarking
As plataformas de Social Bookmarking são espaços de marcadores online, que permitem pesquisar, arquivar, organizar e compartilhar endereços de conteúdos disponibilizados na web.
São “sociais” porque podemos partilhar estes endereços online, no espaço público de cada plataforma, ou nas redes sociais, ao contrário da opção “Favoritos” dos browsers que apenas podemos aceder no nosso computador e não podemos partilhar.
Estas características dão uma grande potencialidade a este tipo de plataforma na área da educação e da aprendizagem quer a nível individual como social.
Na minha opinião estas plataformas de Social Bookmarking, no contexto educativo, permitem melhorar as pesquisas na web, promover a partilha de conteúdos já disponibilizados por terceiros na web, gerir endereços favoritos; conhecer os conteúdos recomendados por outros alunos com os mesmos interesses e estimular o partilha do conhecimento.
Exemplos de plataformas de Social Bookmarking:
Nome: Delicious
Idioma: Inglês
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ² ² (3/5)

Nome: Diigo
Idioma: Inglês
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö öö ö  ² (4/5)
·  Agregação
Este tipo de plataforma, muito característico da web 2.0, possibilita construir um espaço de forma a integrar conteúdos de vários tipos, formatos e até de outros serviços e plataformas. É um serviço que se enquadra nas necessidades das metodologias construtivistas, dado que possibilita que os alunos construam o seu espaço de aprendizagem adicionando e partilhando conteúdos através de ferramentas de carater social.
Na minha opinião, as plataformas de agregação, como a Netvibes e o iGoogle (já descontinuado) evoluíram de forma a suportarem mais funcionalidades, fundindo-se com as plataformas de Blogging.
Exemplos de um serviço de agregação:
Nome: Netvibes
Idioma: Inglês
Tipo: online
Preço: gratuito (existe uma versão paga com mais funcionalidades)
A minha classificação: ö öö ²  ² (3/5)
·  Blogging
Os blogues tornaram-se populares com o advento da web 2.0 ao darem a possibilidade aos utilizadores, com poucos conhecimentos técnicos, de criarem espaços online onde podiam publicar facilmente conteúdos segundo os seus interesses.
Atualmente, os blogues continuam a permitir a publicação e partilha dos mais diversos tipos de conteúdos, de forma fácil, rápida e acessível, ao mesmo tempo que se tornaram muito completos, permitindo que os utilizadores criem ambientes de aprendizagem extremamente completos.
Na educação os blogues surgiram como uma poderosa ferramenta para publicar conteúdos, e-portefólios, percursos de aprendizagem, espaços de intercâmbio e interações, debates, discussões e, sobretudo, tornaram-se um espaço muito útil para elaborar atividades reflexivas e críticas de forma colaborativa e criativa. Tudo isto tanto da parte dos alunos como dos professores.
No atual contexto das metodologias construtivistas da aprendizagem, a realização de blogues é um meio para valorizar o papel ativo dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem, desenvolver o espirito de colaboração e de transformação da informação em conhecimento.
Exemplos de serviços de Blogging:
Nome: Bogger
Idioma: vários (incluído o Português)
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö öö ö  ö (5/5)

Nome: Wordpress
Idioma: Inglês
Tipo: online
Preço: gratuito (existe uma versão paga com mais funcionalidades)
A minha classificação: ö öö ö  ö (5/5)

4. COLABORATIVAS:
As plataformas colaborativas são serviços que fornecem uma infraestrutura que facilita a comunicação e colaboração dos seus utilizadores, permitindo-lhes partilhar recursos, conteúdos pedagógicos e envolverem-se em grupos virtuais de trabalho, baseados nos seus interesses específicos.
Na educação, as plataformas colaborativas vieram também acrescentar uma nova dimensão à sala de aula, possibilitando, através da conectividade, criar novas formas de aprendizagem e permitindo o seu prolongamento para o exterior da sala de aula além do espaço temporal do estudo formal.
Permitem criar ambientes de aprendizagem virtual, onde a partilha, a colaboração, cooperação e o estabelecimento de ligações são a essência das interações.
Este tipo de plataforma, herdou muitas das funcionalidades das plataformas de Social Bookmarking, de agregação, de blogging e até das do tipo Social Learning. São muito utilizadas nos contextos das metodologias relacionadas com o socio-construtivismo e o conectivismo.
Exemplos de plataformas/servicos colaborativas:

Nome: Google docs (Google Drive)
Idioma: várias (incluindo o Português)
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö öö ö  ö (5/5)

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