Análise e Exploração
1. PLATAFORMAS LMS (Learning
Management Systems)
·
Moodle
O Moodle é uma excelente plataforma LMS,
sendo a mais conhecida e uma das mais utilizadas, quer em instituições de ensino
superior como em empresas de formação. Através desta plataforma é possível
criar cursos online e disponibilizar
conteúdos aos formandos. Mas o Moodle
apresenta muitas outras potencialidades. Para os professores, formadores e gestores
de formação é sem dúvida uma ótima opção para disponibilizar conteúdos, gerir
cursos/disciplinas, analisar a informação acerca da utilização dos recursos/conteúdos
disponibilidades, realizar avaliações de desemprenho dos alunos, gerir acesso
dos alunos, além de permitir rastrear toda a atividade do aluno na plataforma.
Na minha opinião uma das grandes
mais-valias é já incluir, dentro da mesma plataforma, ferramentas como chats, fóruns, wikis, questionários, entre outras. Estas funcionalidades
promovem uma pedagogia social, que se materializa na contribuição para a cooperação,
colaboração e partilha em torno da realização de atividades e na reflexão
crítica por parte dos alunos.
Uma das limitações da plataforma Moodle é, na minha opinião, não ser
muito intuitiva de trabalhar e configurar. Apesar de ser uma plataforma muito
completa, com inúmeras funcionalidades e recursos, nem sempre é fácil de
utilizar pelas imensas variáveis que é preciso ter em conta para que os recursos
funcionem devidamente.
Acho que muitos professores, sem
grandes competências tecnológicas terão algumas dificuldades em iniciar o seu
trabalho no Moodle sem uma ajuda mais
profissional. Talvez por isso existam muitos cursos dedicados à temática do Moodel direcionados para os profissionais
da educação.
Existem muitos casos em que o Moodel é utilizado apenas para a
disponibilização de conteúdos e recursos didáticos, o que fica muito aquém em relação
às suas reais possibilidades/potencialidades. Isto, em grande parte,
relaciona-se pela impreparação de alguns professores para utilização mais
correta desta plataforma e justificaria a adoção de outra plataforma ou a
ponderação por outro tipo plataforma, que não uma com características de LMS.
O facto de Moodle consistir num software
que deve ser alojado num servidor Web
obriga a conhecimentos técnicos específicos, além de um servidor para o
alojamento. Talvez por isso seja muito utilizado em instituições, empresas e
outros tipos de organizações que possuem meios humanos, técnicos e logísticos
devidamente preparados.
Nome:
Moodle
Idioma: vários (incluindo o Português)
Tipo: software para instalar num servidor
web
Preço: Gratuito
A minha classificação: ö ö ö ö ² (4/5)
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Lore
Esta plataforma também é do tipo LMS
que evoluiu de um outro serviço idêntico denominado de CourseKit. Apresenta muitas características de uma rede social
educacional, sendo, segundo os promotores, o seu objetivo contribuir para alterar a forma como professores
e alunos interagem.
No essencial, o Lore incorpora influências (funcionalidades e potencialidades) de
outras plataformas de vários tipos, como Edmodo,
Blackboard, Facebook, Twitter e Google+, entre outras.
Acho que a sua utilização é centrada
no professor, porque para se criar um registo, o Lore começa por pedir a identificação deste para se possa construir
um curso. Se por um lado este facto é um facilitador, simplificando e
acelerando todo o processo de criação de um curso, por outro lado, na minha
opinião, torna-o pouco flexível e tira-lhe algum poder para outro tipo de
utilizações.
O ambiente de trabalho é simples e de
fácil utilização. No entanto, obriga o utilizador a seguir determinados
caminhos/passos para obter os resultados desejados, o que considero ser pouco
flexível.
Esta plataforma também, permite que os
alunos, depois serem convidados pelos professores para os cursos, interajam com
os conteúdos publicados, atividades, perguntas, fóruns, avaliações, etc. Recentemente têm sido adicionados novos recursos
como livros online, canais para os
alunos fazerem perguntas, páginas de perfis com informações detalhadas sobre os
interesses/motivações dos alunos.
Nome: Lore
Idioma: Inglês
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ö ² (4/5)
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Schology
Trata-se uma plataforma do tipo LMS
criada recentemente, baseada no conceito das redes sociais. Incorpora muitos
recursos e disponibiliza funcionalidades de gestão e criação grupos de alunos, testes e avaliações,
publicação de documentos, fotos e links.
Em termos de interações, inclui
ferramentas que permitem comunicar diretamente com grupos específicos de forma
síncrona e assíncrona.
Achei a utilização do Schology muito simples e intuitiva, com
a vantagem o seu ambiente ter muitas semelhanças com o do Facebook, incluído a utilização de muitos elementos com a cor azul.
Isto permite que os alunos se sintam mais confortáveis e familiarizados contribuindo
para a sua motivação e promovendo as interações entre pares.
Como plataforma LMS considero que o Schology apresenta poucas caracteristicas
para gerir cursos, acessos dos alunos, além de não permitir uma análise detalha
a toda a atividade do aluno na plataforma.
Nome: Schoology
Idioma: Inglês e outras (não inclui o
Português)
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ² ² (3/5)
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GoogleSites
O Google sites é o serviço gratuito da Google
que permite criar websites simples, sem
que seja necessário que o utilizador tenha muitos conhecimentos técnicos.
Segundo a minha perceção, este serviço
não é, por si só, um LMS visto que não permite fazer a gestão e administração
do processo de ensino, como a gestão de cursos, acessos, avaliações,
interações, entre outras características próprias de um LMS.
Considero o Google sites como uma
ferramenta para criar ambientes de aprendizagem baseados na agregação de
conteúdos, como um blogue, ou qualquer outro serviço que permita criar websites, o que não é suficiente para o
considerar um LMS.
No entanto, permite a integração de
outras aplicações e recursos, muito deles da própria Google, permitindo implementar muitas das características de um
LMS, mas não é possível integrar funcionalidades que possibilitam analisar
tudo o que um aluno faz num ambiente de aprendizagem criado no Google sites.
Sou utilizador do Google sites há muitos
anos, tanto para publicar conteúdos pessoais como profissionais, e este serviço
tem-se mantido, no essencial, na mesma. Nunca constatei grandes evoluções e melhoramentos
quanto à usabilidade e características técnicas. Configurar um website criado no Google sites é um
“quebra-cabeças” e nunca podemos fazer o que realmente queremos, o que não é
nada flexível.
Se, há alguns anos, era um boa forma
de publicar conteúdos, atualmente a concorrência já apresenta ferramentas
melhores em tudo e mais fáceis de utilizar.
Também não o considero fácil e prático
de trabalhar, nem de adicionar outras aplicações/ferramentas, de forma a
permitir a construção de um bom ambiente de aprendizagem, quer do ponto de
vista dos “alunos” como do “professor”.
A melhor forma de fazer esta
integração de aplicações/ferramentas externas é através de inclusão de código de
programação, o que não é acessível para todos. Mesmo nos casos dos utilizadores
com conhecimentos talvez, muitas vezes, preferiram utilizar outros serviços que
têm evoluído muito nos últimos tempos, como é o caso do Wordpress ou o blogger.
Nome: Google Sites
Site: www.sites.google.com
Idioma: Português
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ² ² ² ² (1/5)
·
LearnDasch
O Learndash
éum software do tipo LMS, que funciona
como um plugin (pequeno programa que
se adiciona a outro ou a website/blog
para o completar e lhe dar mais funcionalidades) para ser adicionado a um website/blog criado no Wordpress.
Isto implica que, para utilizar o Learndash, seja necessário estar
familiarizado com o trabalho com o Wordpess,
nomeadamente na versão wordpess.org,
e requer conhecimentos técnicos que não estão ao alcance de muitos utilizadores.
Tudo isto reduz em muito as hipóteses de utilização desta plataforma.
No entanto, de entre todas
plataformas existentes para integrar em ambientes de aprendizagem criados no Wordpess, o Learndash é o mais poderoso, completo e personalizável.
Nome: Learndash
Idioma: Inglês
Tipo: sofware/Plugin que se integra em
websites criados no Wordpress
Preço: pago
A minha classificação: ö ö ö ² ² (3/5)
2. PLATAFORMAS DE SOCIAL LEARNING:
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Ellg
Elgg é um software de código aberto para criar ambientes de aprendizagem
segundo os conceitos das redes socias. Permite criar blogues, fóruns, e-portefólios e espaços de partilha
de conteúdos, de documentos e outro tipo de recursos.
O mais interessante é que todo
conteúdo colocado pelos utilizadores do Ellg
pode ser controlado pelos próprios, segundo as restrições de acesso definidas
pelos mesmos, além de que tudo pode ser catalogado por palavras-chave e hashtags.
Incorpora, também um conjunto
significativo de ferramentas características da Web 2.0, como blogues, wikis,
conteúdos multimédia, etc. É essencialmente uma ferramenta que permite criar e gerir um PLE (Personal Learning Environments).
Nome: Elgg
Idioma: Inglês
Tipo: software para instalar num servidor
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ö ² (4/5)
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Edmodo
O Edmodo
permite criar um espaço com as características de uma rede social onde professores
e alunos podem partilhar conteúdos e aplicações educacionais.
É uma ferramenta que procura conjugar as
novas tendências das tecnologias, como utilização das redes sociais para
partilhar e pesquisar conteúdos, com as necessidades da educação.
Acho esta plataforma, em termos
visuais e de utilização, muito semelhante ao Facebook o que contribui para que os utilizadores se sintam mais
motivados para a utilizarem.
Parece-me que a grande mais-valia que
o Edmodo trás para a educação é
permitir criar uma rede social segura para escolas, onde os professores podem
gerir ambientes, restritos e controlados, nos quais interajam com os seus
alunos, e os alunos com os seus pares, possibilitando-lhes todo o tipo de
partilhas em prol aprendizagem.
Nome: Edmodo
Idioma: vários (incluindo o Português)
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ö ² (4/5)
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Drupal
O Drupal
é vulgarmente definido como um software
que permite criar espaços para publicação de conteúdos. Permite que os
utilizadores criem websites e blogues
sem ser necessário possuírem muitos conhecimentos técnicos, possibilitando
ainda integração de diversas aplicações de modo a completar os conteúdos
pulicados.
Um espaço criado no Drubal, pode assumir características de
uma rede social com a integração de uma série de recursos próprios das redes
sociais que são disponibilizados.
Nome: Drupal
Idioma: Inglês (existe um versão em
Português)
Tipo:
software para instalar
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ² ² (3/5)
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BudyPress
Trata-se de um software de código-aberto, do tipo plugin, que pode ser instalado e, websites realizados no Wordpress,
na versão wordpress.org, com o
objetivo de os transformar em plataformas de redes sociais.
É muito utilizado para permitir
escolas, empresas e outras organizações/instituições criarem comunidades
virtuais, restritas ou públicas.
Pelo que me apercebi, tecnicamente, o Buddypress é composto por uma série de plugins com características sociais, que
podem ser adicionados e configurados conforme as funcionalidades que se deseja
implementar.
Embora seja simples de instalar e
configurar, na verdade, requer que os utilizadores possuam alguns conhecimentos
técnicos além de prática na criação de websites
no Wordpress.
Nome: Buddypress
Idioma: Inglês
Tipo: software/plugin para integrar em
websites criados no Wordpress
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ² ² (3/5)
·
Spruz
É um serviço que permite a criação de
websites totalmente online, incluindo alojamento, sem que os utilizadores
tenham qualquer conhecimentos técnicos.
Com o Spruz podemos também criar e gerir
a nossa própria rede social, integrando apenas as pessoas que desejemos. Temos
ainda a possibilidade de criar espaços para partilhar fotos, documentos,
vídeos e outros conteúdos.
A plataforma disponibiliza muitos
recursos para serem adicionados, como blogues, fóruns, discussões, galerias,
calendários, e muito outros, quase todos gratuitos.
Nome: Spruz
Idioma: Inglês
Tipo: online
Preço: gratuito (existe planos pagos com
mais funcionalidades)
A minha classificação: ö ö ² ² ² (3/5)
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Groups
O conceito de grupo é utilizado há
muito na internet para definir
espaços onde os utilizadores podem registar-se e interagir à volta de
discussões/debates, moderados ou não, sobre determinadas temáticas.
Na educação os grupos ganharam
entusiastas dentro das plataformas LMS, porque eram os espaços ideais para
professores e alunos interagirem assincronamente - os fóruns.
Com o surgimento da na web 2.0, sugiram inúmeros serviços que
permitiam a quaisquer utilizadores criar e gerir grupos de discussão, tornando-os
muito populares.
Com a emergência das metodologias
sócio-construtivistas os grupos passaram a ser utilizados como uma fermenta que
possibilitava implementar determinados tipos de espaços para se realizar
interações, até então realizados em plataforma LMS.
A vantagem é que os vários serviços de
grupos não implicam estruturas complexas e fortemente estruturadas, sendo
simples e acessíveis a qualquer tipo de utilizadores.
Assim, temos a possibilidade de
construir espaços, mais ou menos restritos, quanto à acessibilidade – conforme
as necessidades, para os utilizadores interagirem e partilharem reflexões e
atividades, permitindo a construção colaborativa do conhecimento.
Neste sentido os grupos são uma
poderoso ferramenta que a web 2.0
disponibilizada à educação e em particular à aprendizagem.
Alguns
exemplos de serviços de Groups:
Nomes: Google Groups, Facebook Groups, Yahoo groups
Idioma: vários (o Inglês predomina)
Tipo: online
Preço: gratuitos
A minha classificação geral: ö ö ö ² ² (3/5)
3. INDIVIDUAIS:
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Social Bookmarking
As plataformas de Social Bookmarking são
espaços de marcadores online, que permitem
pesquisar, arquivar, organizar e compartilhar endereços de conteúdos disponibilizados
na web.
São “sociais” porque podemos partilhar
estes endereços online, no espaço
público de cada plataforma, ou nas redes sociais, ao contrário da opção “Favoritos”
dos browsers que apenas podemos aceder
no nosso computador e não podemos partilhar.
Estas características dão uma grande
potencialidade a este tipo de plataforma na área da educação e da aprendizagem
quer a nível individual como social.
Na minha opinião estas plataformas de Social Bookmarking, no contexto educativo, permitem melhorar as pesquisas
na web, promover a partilha de conteúdos
já disponibilizados por terceiros na web,
gerir endereços favoritos; conhecer os conteúdos recomendados por outros alunos
com os mesmos interesses e estimular o partilha do conhecimento.
Exemplos
de plataformas de Social Bookmarking:
Nome: Delicious
Idioma: Inglês
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö ö ö ² ² (3/5)
Nome: Diigo
Idioma: Inglês
Tipo: online
Preço: gratuito
A minha classificação: ö öö ö
² (4/5)
·
Agregação
Este tipo de plataforma, muito
característico da web 2.0, possibilita
construir um espaço de forma a integrar conteúdos de vários tipos, formatos e
até de outros serviços e plataformas. É um serviço que se enquadra nas
necessidades das metodologias construtivistas, dado que possibilita que os
alunos construam o seu espaço de aprendizagem adicionando e partilhando conteúdos
através de ferramentas de carater social.
Na minha opinião, as plataformas de
agregação, como a Netvibes e o iGoogle (já descontinuado) evoluíram de
forma a suportarem mais funcionalidades, fundindo-se com as plataformas de Blogging.
Exemplos
de um serviço de agregação:
Nome: Netvibes
Idioma: Inglês
Tipo: online
Preço: gratuito (existe uma versão paga com
mais funcionalidades)
A
minha classificação: ö öö ²
² (3/5)
·
Blogging
Os blogues tornaram-se populares com o
advento da web 2.0 ao darem a
possibilidade aos utilizadores, com poucos conhecimentos técnicos, de criarem
espaços online onde podiam publicar facilmente
conteúdos segundo os seus interesses.
Atualmente, os blogues continuam a
permitir a publicação e partilha dos mais diversos tipos de conteúdos, de forma
fácil, rápida e acessível, ao mesmo tempo que se tornaram muito completos, permitindo
que os utilizadores criem ambientes de aprendizagem extremamente completos.
Na educação os blogues surgiram como
uma poderosa ferramenta para publicar conteúdos, e-portefólios, percursos de
aprendizagem, espaços de intercâmbio e interações, debates, discussões e,
sobretudo, tornaram-se um espaço muito útil para elaborar atividades reflexivas e críticas
de forma colaborativa e criativa. Tudo isto tanto da parte dos alunos como dos
professores.
No atual contexto das metodologias
construtivistas da aprendizagem, a realização de blogues é um meio para valorizar
o papel ativo dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem, desenvolver o
espirito de colaboração e de transformação da informação em conhecimento.
Exemplos
de serviços de Blogging:
Nome: Bogger
Idioma: vários (incluído o Português)
Tipo: online
Preço: gratuito
A
minha classificação: ö öö ö
ö (5/5)
Nome:
Wordpress
Idioma: Inglês
Tipo: online
Preço: gratuito (existe uma versão paga com
mais funcionalidades)
A
minha classificação: ö öö ö
ö (5/5)
4. COLABORATIVAS:
As plataformas colaborativas são
serviços que fornecem uma infraestrutura que facilita a comunicação e
colaboração dos seus utilizadores, permitindo-lhes partilhar recursos, conteúdos
pedagógicos e envolverem-se em grupos virtuais de trabalho, baseados nos seus
interesses específicos.
Na educação, as plataformas
colaborativas vieram também acrescentar uma nova dimensão à sala de aula,
possibilitando, através da conectividade, criar novas formas de aprendizagem e
permitindo o seu prolongamento para o exterior da sala de aula além do espaço
temporal do estudo formal.
Permitem criar ambientes de
aprendizagem virtual, onde a partilha, a colaboração, cooperação e o
estabelecimento de ligações são a essência das interações.
Este tipo de plataforma, herdou
muitas das funcionalidades das plataformas de Social Bookmarking, de
agregação, de blogging e até das do
tipo Social Learning. São muito utilizadas nos contextos das metodologias
relacionadas com o socio-construtivismo e o conectivismo.
Exemplos
de plataformas/servicos colaborativas:
Nome: Google
docs (Google Drive)
Idioma: várias (incluindo o Português)
Tipo: online
Preço: gratuito
A
minha classificação: ö öö ö
ö (5/5)
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